Wednesday, January 6, 2010

Quando Revisar o carro

Revisando o Carro


Dezembro, férias chegando, praia, campo, enfim, todo mundo querendo fugir da cidade e descansar. E o seu carro está preparado para te levar até o tão merecido descanso? Será que ele não será a primeira dor de cabeça de suas férias?


Boa viagem com uma revisão bem feita

Para evitar isso preparei algumas dicas importantíssimas para você verificar no seu carro antes de viajar (mesmo depois de levar seu carro no seu mecânico de confiança :cool: )

O primeiro passo para uma revisão de boa viagem é conferir os documentos, tanto do carro como os seus. Verifique se o IPVA está pago, sua carteira de motorista está em ordem, ambos sem rasuras e dentro dos prazos. Muita gente não presta atenção nestes detalhes e podem ter grandes problemas caso parem em blitz de rotina da Polícia Federal.

O segundo é escutar o frentista do seu posto de gasolina favorito: “água e óleo tá tudo certinho doutor?” Uma viagem normalmente exige muito do carro, sendo assim verifique o nível do óleo e água do radiador. Ambos devem estar no nível e no caso do óleo dentro do período de troca. Caso a quilometragem limite esteja se aproximando, vale a pena trocar o óleo antes para não se preocupar com futuras dores de cabeça. E lembre-se no radiador se você não utilizar o aditivo correto, poderá estar causando problemas de corrosão futuras no seu carro, sendo assim utilize 2/3 de água filtrada e 1/3 de aditivo para radiador. Caso seu carro possua direção hidráulica, verifique o nível de óleo do reservatório específico. Caso o veículo tenha mais de 25.000Km revise também o nível de óleo da caixa de câmbio.

Troque o óleo e revise a água do radiador antes de pegar a estrada

Já que você trocou o óleo do carro, aproveite e troque os filtros. Eles são muito baratos e manterão seu carro rodando sem impurezas. Verifique os filtros de ar, óleo e combustível. O filtro de ar normalmente é trocado a cada 10.000km, mas se você comprou o carro usado e não sabe quando foi a última troca, não deixe para outro momento, torque agora mesmo. Já o filtro do óleo é trocado a cada 10.000km ou na segunda troca de óleo. Aquela clássica puladinha do uma sim, outra não. Troca-se o óleo uma vez e na segunda troca-se o óleo e o filtro. Por fim, o filtro de combustível deve ser trocado a cada 15.000km, mas com a péssima qualidade de combustível que estamos acostumados no Brasil o ideal é trocar antes de longas viagens, pois a gasolina quando se acumula no fundo do tanque tende a formar uma crosta grossa, e se o seu carro for flex e você quiser poupar na viagem e utilizar álcool ele fará com que esta crosta se solte, entupindo o filtro, queimando a bomba de combustível e causando danos sérios ao motor.

Troque e revise todos os filtros do carro

Verificado todos os óleos e filtros é o momento de pensar na hora de parar. Verifique o estado das pastilhas de freio e dos discos de freio. Se o seu carro já não para mais como uma vez talvez esteja na hora de trocar as pastilhas. Caso seu carro tenha freio a tambor é necessário que um mecânico especializado faça a abertura do mesmo para verificar o estado dos itens interiores como as lonas. Feito toda a verificação verifique o nível do fluído de freio. Mas lembre-se, este fluído não deve vazar, portanto se o nível estiver baixo pode ser que suas pastilhas estejam desgastadas e precisam ser trocadas.

Revise todo o sistema de freios

Verifique as correias de seu veículo, principalmente a correia dentada e seus rolamentos. Uma quebra de correia faz com que todo o sistema de transmissão de força e líquidos do carro pare. Isso poderá causar um grande custo para ser arrumado, além de que poderá causar um acidente.

Troque as correias de seu carro antes de viajar

Você também deve revisar as velas e cabos de vela de seu carro, estes itens podem ajudar você a economizar combustível em uma viagem, afinal são eles que irão transmitir a energia para gerar a faísca que irá iniciar a combustão. O ideal é verificar ambos a cada 30.000Km.

Revise velas e cabos de vela

Carros que nunca trocaram o filtro de combustível normalmente apresentam problemas em acelerações. O carro engasga ou parece que anda amarrado. Portanto faça uma limpeza nos bicos do carro caso tenha injeção eletrônica, ou então verifique a limpeza da agulha e demais itens do carburador.

Não deixei de fazer a revisão do estado de todos os pneus do carro, inclusive do estepe. Se estiverem em bom estado você só precisa se preocupar com a calibração correta dos mesmos. Caso o carro esteja cheio os pneus terão uma calibragem diferente do que se ele estiver vazio. As medidas de pressão também variam de aro para aro, portanto verifique o manual do veículo ou então consulte uma borracharia de confiança. Se você notar que existe trepidação no volante tanto em altas como em baixas velocidades você deve verificar o balanceamento e a geometria do seu conjunto roda pneu. Este sintoma também pode identificar que alguma roda esteja torta ou seu pneu esteja com problemas. Quem fará este verificação de alinhamento e geometria poderá verificar também o estado de sua suspensão, se todos os parafusos estão corretamente apertados e se molas e amortecedores ainda estão cumprindo com as suas funções corretamente. Revise rolamentos, pivôs, buchas, coxins, homocinéticas, borrachas, bandejas e batentes.

Pneus devem estar em bom estado e calibrados

Verifique também a parte elétrica do veículo. Faróis, sinaleiras, bateria, fusíveis, todos devem estar funcionando perfeitamente bem e no caso do primeiro citado, exemplarmente regulado. Faróis regulados proporcionam um melhor campo de visão além de não cegar o motorista que estiver vindo na direção contrária. (Esta dica é importantíssima para quem usa xenon).

Faróis e luzes de segurança devem estar funcionando e regulados

Por fim revise as palhetas dos limpadores do veículo. Palhetas velhas e ressacadas além de não limparem direito a água da chuva poderão riscar o seu vidro. Além disso, aproveite e complete o reservatório de água do limpador, ele é muito útil quando se fica atrás de caminhões e carros, pois a “névoa” levantada pelo veículo a frente possui óleos e prejudica a limpeza do vidro.

Revise as palhetas do seu limpador

Feito isso você terá grandes chances de prosseguir com uma ótima viagem. E para o passeio ficar completo segue uma lista de itens que você não deve esquecer para completar em 100% a sua viagem:

  • Revise os cintos de segurança, se estão dentro da validade e se não possuem rasgos ou quebras nos engates.
  • Verifique a data de validade do extintor de incêndio do carro. Ele pode ser útil em caso de superaquecimento ou para lhe livrar de uma multa.
  • Veja se você possui macaco, chave de roda e triangulo luminoso dentro do veículo e todos funcionando corretamente.
  • Complete o tanque do veículo, nunca se sabe como será a viagem.
  • Durma bem na noite anterior a viagem.
  • Use roupas confortáveis, assim como óculos de sol caso faça sua viagem durante o dia.
  • Não obstrua a visão dos espelhos (principalmente o interno) com bagagem.
  • Se você viajar com reboque, verifique a sinalização assim como pneus e estepe do mesmo.
  • Tenha sempre dinheiro para emergências, nunca se sabe se você terá imprevistos ou terá que usar uma rota alternativa que tenha pedágios.
  • Escolha uma boa trilha sonora.

Várias dicas lhe ajudam numa boa viagem.

Se todos os itens acima estiverem em ordem, você terá um ótimo início de férias. Mas caso ocorra um imprevisto de um pneu furar no caminho, abaixo seguem algumas dicas para uma troca rápida e segura do pneu afetado.

  • Pare o veículo em um lugar seguro no acostamento;
  • Coloque o triângulo luminoso a cerca de 20 metros do veículo e ligue o pisca-alerta do carro;
  • Acione o freio de estacionamento (freio de mão) e calce as rodas do veículo;
  • Se o pneu furado for o do lado esquerdo, retire o estepe e deixe-o em pé à sua direita. Dessa maneira ele também servirá de sinalização, caso contrário inverta a posição do estepe;
  • Apóie o macaco no assoalho do carro. Cada carro traz indicado na lataria o local em que o equipamento deve ser encaixado;
  • Desaperte os parafusos da roda, sem retirá-los;
  • Suspenda o veículo o suficiente para que a roda seja retirada, solte os parafusos e tire a roda com o pneu furado;
  • Depois de retirar o pneu, coloque o estepe e os parafusos no local certo, apertando os parafusos apenas com as mãos;
  • Baixe o carro e, em seguida, apertar os parafusos com a chave apropriada. Como as roscas são autotravantes, elas não precisam de apertos exagerados (mas não deixe solto heim :roll: );
  • Recolha o triângulo;
  • Limpe as mãos e boa viagem.

Boa viagem com uma revisão bem feita

Portanto pessoal cuidado nas estradas, não beba, respeite a sinalização (principalmente o limite de velocidade) e não arrisque a sua vida ou a de outros. Carro revisado e motorista responsável é o caminho certo para um bom descanso. Boas férias. :mrgreen:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...